A Vida no Paraíso: Brownie merengado

11 de novembro de 2013

Brownie merengado

Assim que vi a receita deste bolo maravilhoso neste blogue (onde sempre encontro as mais deliciosas receitas) quis experimentar e não me desiludiu em nada!
É mesmo muito muito bom, o brownie é simplesmente divinal e com o merengue a finalizar dá-lhe aquele toque extra que fica muito bem. O meu merengue ficou pouco "crocante" a ideia era ficar tipo a cobertura dos jesuítas, acho que precisava de mais açúcar e mais tempo no forno talvez, mas receei que secasse o brownie (são 2 cozeduras e é preciso ter cuidado) mas adorei o resultado final. Para a próxima acerto com  textura do merengue para sair na perfeição!
Aqui fica a receita:
para o brownie {4 ovos, 350 g de açúcar amarelo, 250 g de manteiga, 100 g de farinha sem fermento, 2 colheres de chá de fermento em pó, 200 g de chocolate de culinária}
para o merengue {4 claras, 150 g de açúcar amarelo, 50 g de cacau, 1 colher de chá de farinha de milho}

Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Forrar o fundo de uma forma redonda com fundo amovível com papel vegetal, untar o papel e as laterais com manteiga e polvilhar com farinha.
Derreter o chocolate com a manteiga e mexer bem até obter um creme liso e brilhante (costumo derreter o chocolate com a manteiga no microondas e fica impecável).
Bater muito bem os ovos com o açúcar amarelo, adicionar o chocolate derretido e continuar a bater. Por fim envolver delicadamente a farinha e o fermento, colocar na forma e levar ao forno entre 15  a 20 minutos, tudo depende do forno. Não convém deixar cozer muito pois ainda vai ao forno com o merengue.
Enquanto o brownie está no forno prepara-se o merengue. Batem-se as claras em castelo e vai-se adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes e brilhantes. Envolver o cacau e a farinha de milho peneirados.
Retirar o bolo do forno e espalhar o merengue no topo com a ajuda de uma colher.
Vai novamente ao forno por mais 20 ou 25 minutos, até o merengue adquirir uma crosta firme.

3 comentários:

  1. Olá e feliz ano novo!

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


    Estamos à sua disposição!

    ResponderEliminar
  2. hoje partilhei esta receita que ando ansiosa por experimentar!!! beijinhos
    http://www.mimosdamaria.com/2014/03/dia-mundial-do-chocolate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado que querida!!
      Experimenta e não te vais arrepender, garanto!!
      Beijinhos grandes de nós as duas para as duas!! ;)

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!